Inicio
Encontro de Corais Alentejanos
Ocorreu no passado dia 25 de Setembro, na Torre da Marinha, Freguesia de Arrentela, Concelho do Seixal, o 29º Encontro de Corais Alentejanos, promovido pela Comissão Organizadora de Encontros Corais Alentejanos do Concelho do Seixal, sendo que, este ano, esteve a cargo do Grupo Coral dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal a coordenação de tal evento.
Participaram no Encontro, nove Grupos Corais Alentejanos. Sete do Concelho do Seixal e dois do Baixo Alentejo.Foram eles, o Lírio Roxo da Aldeia de Paio Pires, o Eco do Alentejo de Corroios, o Operário Alentejano das Paivas, Os Diversos do Alentejo de Pinhal de Frades, As Papoilas do Fogueteiro e o dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal.Do Alvito vieram As Madrugadeiras e o Cante Coral Alentejano.Esta iniciativa teve a presença do Governador Civil de Setúbal, da Vereadora da Cultura da CM do Seixal, da Casa do Alentejo, das Juntas de Freguesia de Aldeia de Paio Pires, de Amora, da Arrentela e do Seixal. Esteve também presente o Independente FC Torrense e a Associação das Colectividades do Concelho do Seixal.O Encontro culminou, com um jantar convívio, no Refeitório Municipal, gerido pela Associação dos Serviços Sociais.Aproveitamos para agradecer os apoios prestados pelas autarquias do concelho do Seixal e a todos os envolvidos na organização e preparação desta iniciativa, assim como a presença dos convidados já nomeados.
Cante Alentejano a Património Mundial
O cante alentejano já é considerado Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal por algumas Câmaras Municipais da Região do Alentejo. Portugal, que ratificou a Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em 26 de Março de 2008, prepara a candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial de Interesse Mundial(ASSTAS)